quarta-feira, 8 de julho de 2009

Fórum incentiva jovens a conhecer e preservar o Cerrado

A devastação do Cerrado para dar lugar à construção de prédios e a expansão das cidades causou momentos de reflexão entre os participantes do VI Fórum Ciência e Sociedade, realizado em Brasília, de 22 a 24 de junho. O Fórum, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), contou com a participação de estudantes, professores e pesquisadores de escolas publicas. Neste ano, o Fórum abordou o tema “Biodiversidade, Saúde e Desenvolvimento Sustentável no Cerrado”.

O Fórum Ciência e Sociedade é uma atividade educativa não-formal, voltada para estudantes do ensino médio, que envolve a participação da comunidade científica, escolar e de profissionais que trabalham com a popularização da ciência e a educação.

Cerca de 130 estudantes do Ensino Médio da rede pública do DF participaram desta edição do Fórum. Por meio de palestras, oficinas, passeios, teatro, debates e exposições de artes, os participantes puderam agregar mais conhecimentos sobre o Cerrado e como preservá-lo.

Fiz a cobertura do evento em grande estilo: como mestre de cerimônia e, também, como jornalista na apuração das matérias. A conclusão que tirei do fórum foi o descaso pelo governo ao autorizar o desmatamento das áreas de cerrado nativo para dá lugar a prédios como o é o caso do Setor Habitacional Noroeste de 825 hectares que será ocupada por 20 superquadras e 24 entrequadas comerciais totalizando 40 mil moradores. Outro ponto que merece destaque é a falta de conhecimento pelos próprios brasilienses do bioma Cerrado. Por isso é válido para conhecer.

Redigi a matéria para o site da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Brasília) lá você encontrará mais informações sobre o Fórum, acesse e confira.

Nenhum comentário: