quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FIOCRUZ Brasília discute a cobertura da Influenza H1N1 na mídia

A cobertura feita pelos veículos de comunicação e a atuação dos órgãos responsáveis pela saúde pública no Brasil. Os dois lados frente a frente para discutir e analisar o trabalho realizado no caso da Influenza H1N1. Durante os dias 25 e 26, o seminário temático As relações da Saúde Pública com a Imprensa – o caso da Influenza H1N1, promovido pela FIOCRUZ Brasília, reunirá instituições como o Ministério da Saúde (MS), Fiocruz, Universidade de Brasília (UnB), Secretaria de Saúde do DF, e profissionais da imprensa brasileira.

O evento tem como principal objetivo observar a atuação dos dois segmentos a fim de garantir a qualidade na prestação de serviços para a população, além de observar o modo como a notícia foi veiculada nos jornais e como o setor Saúde se comportou durante a pandemia da Influenza H1N1, em 2009 e 2010. O Seminário é voltado para estudantes e profissionais, especialmente das áreas de Saúde e Comunicação. Os participantes receberão certificado emitido pela FIOCRUZ Brasília.

A programação é composta pelas oficinas “Por dentro da redação – como é feita a cobertura de uma epidemia em um jornal”, ministradas pelo editor chefe do jornal DF Record, Márcio Motta e pelo editor do caderno Brasil do jornal Correio Braziliense, Leonardo Cavalcanti, e “Por dentro do Ministério da Saúde: a estratégia de comunicação do MS sobre a Influenza A (H1N1)”, com o coordenador de atendimento e produção da Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde, Rodrigo Hilário, e a chefe de redação do Núcleo de Comunicação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Beth Almeida, no dia 25 de agosto.

Já no dia 26, serão realizadas as mesas redondas “Mídia e Saúde: os desafios, mitos e verdades sobre a Influenza A (H1N1)” e “Saúde e a Imprensa: a interdependência e balanço da atuação”. Entre os participantes do evento estão: o coordenador de comunicação social da Fiocruz, Wagner de Oliveira, o chefe de reportagem do Jornal de Brasília, Felipe Trigueiro, o diretor da Rádio Câmara e apresentador do programa Fator de Risco, Humberto Martins, o chefe do Núcleo de Doenças Imunopreviníveis e Agudas da Secretaria de Vigilância em Saúde do GDF, Ricardo Pio Marins, o assessor de comunicação do Ministério da Saúde, Marcier Trombiere, o coordenador da assessoria de comunicação da FIOCRUZ Brasília, Wagner Vasconcelos, a repórter do jornal O Estado de S. Paulo, Lígia Formenti, o jornalista do Observatório da Imprensa, Luciano Martins Costa, a jornalista do Observatório da Saúde na Mídia do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz, Kátia Lerner.

A abertura do evento, que será realizado no Auditório da FIOCRUZ Brasília, contará com a presença do diretor da instituição, Carlos Matos, do diretor da Faculdade de Comunicação da UnB, David Renault da Silva, do diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Antônio Carlos Queiroz, da assessora de comunicação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Valéria Padrão e o chefe da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do GDF, Marcos Capitani, representando a Secretária de Saúde do DF, Fabíola de Aguiar Nunes.

Programação

Nenhum comentário: